Powered By Blogger

sábado, 28 de abril de 2012

Aprender a aprender

Dia da educação!!!
Neste dia 28/04 cabe uma profunda e importante reflexão.

Em que consiste o ato de aprender?



Por que, para que e como aprender?


sábado, 14 de abril de 2012

Organismos Internacionais

E aí pessoal!
Para reforçar nossas últimas conversas, sobretudo relacionadas ao papel da OMC (organização Mundial do Comércio), vamos dar uma olhada no vídeo abaixo.

http://www.youtube.com/watch?v=jcdlk5JWe6E

Nesse vídeo, os países membros da União Européia (UE), o bloco econômico regional mais integrado (União Econômica e Monetária), demonstram seu medo em relação as economias emergentes (BRIC's). Com tom ameaçador, essas economias periféricas tentam invadir e ameaçar os países membros do bloco. Como em um passe de mágica, os países se unem e submetem Brasil, Índia e China, pejorativamente representados.
Sabemos que a maneira como a economia européia se defende do avanço dessas economias emergente, se dá através de práticas PROTECIONISTAS (visando a proteção de sua economia interna). Essas práticas se dão, sobretudo, através de barreiras alfandegárias (aumentos de impostos) ou subsídios do governo (financiamentos), com isso, o preço dos produtos europeus (como é também prática dos EUA) consegue concorrer com os produtos das economias emergentes.
A razão de nossos produtos serem tão competitivos (sobretudo os chineses), se devem:
- mão de obra barata
- legislações ambientais e trabalhistas frágeis
- grande mercado consumidor

Essas características fazem com que as empresas Multinacionais dos países ricos, se interessem, cada vez mais, em transferir sua produção para esses países periféricos.
Vimos também que as empresas multinacionais dos países periféricos, instalam filiais em países ricos. O Brasil faz isso preferencialmente nos EUA, a razão nesse caso é outra:
- Tentam escapar do PROTECIONISMO imposto pelos países ricos.

Apesar da OMC proibir essas práticas, visto que estamos em um mundo Globalizado, no período conhecido como Neoliberalismo (Estado mínimo, livre circulação de mercadorias e capitais, papel fundamental das multinacionais), os países ricos insistem em mantê-las.

Vejamos a charge abaixo que apresenta um crítica ao sistema neoliberal:

Todas as práticas Protecionistas, todas as medidas neoliberais, visam sempre atender aos interesses dos países ricos, na medida em que são eles quem acabam por decidir o destino da economia mundial.
A Conferência de Bretton Woods (1944) criou o FMI (Fundo Monetário Internacional) e o BIRD (subdividido em Banco Mundial e banco para investimentos internacionais). A ONU (Organização das Nações Unidas) surgem em 1945, substituindo a Liga das Nações, criada no fim da 1ª Guerra Mundial com o objetivo de manter a Paz Mundial. A ONU tem interesses maiores, ligados a saúde (OMS), a Infância e o Adolescente (UNICEF), ao trabalho (OIT) ou ao Patrimônio Mundial da Humanidade (UNESCO).
Os interesses em jogo nesses organismos (OMC< ONU<FMI<BIRD) acabam sempre beneficiando os países ricos. Cabe aos países em desenvolvimento se inserir na economia mundial de maneira mais integrada entre si e buscar mais voz dentro desses organismos, todos com sede nos EUA.

Bons estudos!

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Lembrem que está e a próxima serão semanas de provas. 
Logo, semanas de investimentos.
Este é o momento de rever os testes, investigar e esclarecer o que ainda não está bem entendido, procure seus professores e os faça, não deixe as avaliações acontecerem, para pensar nisso depois.
Otimize seu tempo, invista e acredite em vc!!!

segunda-feira, 2 de abril de 2012

AUTISMO - CONSCIENTIZAÇÃO - VIDEO DA TURMA DA MÔNICA

Semana Internacional do Autismo

O autismo é um transtorno definido por alterações presentes antes dos três anos de idade e que se caracteriza por alterações qualitativas na comunicação, na interação social e no uso da imaginação.

Vários filmes muito atuais e interessantes tratam desse assunto.

  • Aprendiz de Sonhador
  • Código do Inferno
  • Dançando no Escuro
  • Forrest Gump.