Guia de sugestão ao estudo doméstico
(
Matemática – 9º ano – 2012 )
1. O
Ambiente deverá ser:
ü
Tranquilo,
com o mínimo de barulho possível;
ü
Iluminado,
para evitar que os olhos e o corpo relaxem demais;
ü
Básico,
evitando objetos ou aparelhos sonoros e eletrônicos que possam tirar a atenção;
ü
Confortável,
para que seu corpo não fique dolorido e cause um mal estar.
2. O
Aluno deverá ter:
ü
Vontade,
os objetivos definidos claramente ajudam o aluno a se manter motivados;
ü
Autodisciplina,
conter suas emoções e impulsos visando um bem maior;
ü
Persistência,
o estudo é algo contínuo e às vezes exaustivo.
3. Planejar:
ü
Horário,
um horário fixo dentro da rotina do aluno é fundamental;
ü
Tempo,
pelo menos duas horas diárias com intervalos de 15 minutos a cada hora quando
não estiver em época de provas;
ü
Conteúdo,
estude principalmente os conteúdos trabalhados pelo professor naquele mesmo
dia, pois tem a possibilidade de revê-lo tirando suas dúvidas na próxima aula.
ü
Consultas,
algumas vezes será necessário rever conteúdos trabalhados em séries anteriores,
por isso, ter acesso com facilidade aos livros antigos pode ajudar.
4. Organizar:
ü
Caderno,
ter a matéria em dia é uma das principais ferramentas para o sucesso escolar;
ü
Anotações,
devem estar legíveis e fixas em algo não corra o risco de perder;
Importante:
Cada pessoa possui uma
facilidade de memorização diferente, algumas memorizam mais copiando ou
escrevendo, outras ouvindo, portanto gravar a matéria e ouví-la pode ser uma
boa alternativa e há aquelas que possuem facilidade na leitura, então ler e
reler é a solução, mas para isso precisa se conhecer.
Observação:
No estudo da matemática é
fundamental que os exercícios sejam feitos e refeitos diariamente para que
possa avaliar se a sua linha de raciocínio está correto sem que o professor a
induza.
Flavia Barros e Stefannie Dusek.